Instando Absolvição

Falemos da experiência ou da falta de tato e comiseração nas pequenas ambiências, moradias adiadas por um sentido obliterado dos termos, palavras vãs, cascatas, supremos gostos, validades, fulgores, risos de deuses bem dispostos, chuva, na maioria das vezes, apodrecendo os sentidos, mastigação do riso por cada um dos intervalos.

O Sentimento de Culpa, José Maria de Aguiar Carreiro

Sobre cativar... - parte 2

4 de ago. de 2010

Tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas.


A raposa disse ao Pequeno Príncipe esta frase. Não me atrevo a discordar de Antoine de Saint-Exupéry. Notem que a palavra amor ou derivados é usada apenas uma vez nesse texto. "E eu amarei o barulho do vento do trigo". Você vê alguma diferença? Não.
Segundo o aurélio:
Amar: 1 Ter amor, afeição, ternura por, querer bem a. 2 Apreciar muito, estimar, gostar de. 3 Fazer amor; copular.
Cativar: 1 Tornar(-se) cativo; prender(-se). 2 Granjear a estima ou simpatia de. 3 Atrair; encantar, seduzir. 4 Tornar muito agradecido. 5 Enamorar-se.
Para mim, amor é sinônimo de obsessão. Mas eu digo, não apenas o amor entre dois sexos opostos (ou quem sabe do mesmo sexo), vocês me entenderam. Você não ama uma pessoa se você não se tornar obcecada por ela.
O parágrafo em que tem a frase mais acima é esse:

"O trigo para mim é inútil. Os campos de trigo não me lembram coisa alguma. E isso é triste! Mas tu tens cabelo cor de ouro. E então serás maravilhoso quando me tiverdes cativado. O trigo que é dourado fará lembrar-me de ti. E eu amarei o barulho do vento do trigo..."
A raposa dá como exemplo um simples caso obsessivo segundo os meus parâmetros, pois quando você lembra-se de alguém por uma coisa completamente ordinária você não está entre a normalidade. Mas eu não posso usar a palavra normalidade pois 90% das pessoas sentem-se desse jeito, para nós é tão natural.
Eu tenho uma teoria. Você sente que possui responsabilidade por aquilo que cativas assim que o fere, pois naquele momento você fere à si mesmo, pois apesar de sermos seres individualistas, aquilo machuca nosso ego. Quando você fere alguém, você fere o que ela superestimava em ti ( e ela o fez porque, acreditem, o ser humano inconcientemente vê deleite em sofrer). Tudo porque você se sente responsável por si mesmo e é como deve ser em sua mente, mas você não sabe que você não é tão formado da indiferença das pessoas como eu disse, você precisa de alguém que aumente seu ego e que você possa ferir, pois você tem necessidade dessas duas coisas, você é um ser humano. Logo, cativar está entre suas necessidades, você não vive sem ter quem cative e nem quem se possa assumir responsabilidade e que se torne responsável por ti. Capisce?

0 comentários:

Postar um comentário

So nevermind the darkness, we still can find a way... 'Cause nothing lasts forever... Even cold November Rain.